PASTOR CELSO E SUA ESPOSA MISSIONARIA VALERIA

PASTOR CELSO E SUA ESPOSA MISSIONARIA VALERIA
PASTOR CELSO E SUA ESPOSA MISSIONARIA VALERIA- CONTATOS-(031)3395.2392 / 8617.8267

FILHOS

FILHOS
LETICIA ,EMANUEL , TIAGO

RADIO

quarta-feira, 16 de março de 2011

JACÓ: O NOME E O CARÁTER




Jacó
O Nome e o caráter

 Introdução e Significado

► Introdução
“Já ouvi muitas vezes pregadores dizendo na TV, rádio e ao vivo que”. “O nome Jacó quer dizer enganador, mentiroso, trapaceiro” .... Fico chocado porque isto é uma heresia, um engano ensinado, levando pessoas ao erro, e a perder bênçãos relacionadas com este nome e com este Homem.
Nenhum filho ou servo do Altíssimo necessita de advogado, porque o próprio YHWH advoga por eles. Por isto este estudo não “defenderá” Jacó, mas ministrará a todos os que lêem a visão bíblica sobre o nome, a honra e o caráter dele.
► Significado
D´us de Avraham (Abraão), Yitzack (Isaac), e Jacó (Yaakov ). Porque tantas vezes o próprio Eterno e seus profetas continuavam chamando Yaakov de Yaakov e não de Israel? Porque Yaakov é um nome tão honrado. E como apesar disto, quem inventou que o nome Jacó quer dizer mentiroso e trapaceiro. "D´us e Abraão, Isaque e de mentiroso e trapaceiro?? "D´us é D´us de mentirosos e trapaceiros? O meu não é.
Não existe o som de JOTA no hebraico. O nome real de Jacó é Yaakov, que em hebraico significa suplantador.
Suplantar
su.plan.tar
(lat supplantare) vtd

 (1) Meter sob a planta dos pés; calcar, pisar: Suplantar a grama, as folhas.
(2) Prostrar aos pés (o vencido); derrubar: Suplantar o adversário.
(3) Levar vantagem a, ser superior a; exceder, sobrelevar, vencer: Jacó suplantou Esaú e o anjo.

O Nome Yaakov, deriva ,em hebraico da palavra “calcanhar”.

Ao contrário de seus pais, Yaakov antes de nascer, já lutava com seu irmão, que representava uma nação que não serviria ao Eterno. E lutava para conquistar uma posição que só seria consumada com luta, esforço e fé. O plano de D’us para ele, envolvia um nascimento assim, para que seu caráter refletisse ao Eterno, e para que seu povo refletisse o Seu caráter.
Os profetas revelam o Eterno como o Senhor dos Exércitos. Aquele que vence, derruba e destrói seus inimigos. O ETERNO SUPLANTA SEUS INIMIGOS.
Podemos entender que o nome Yaakov (Jacó) significa: AQUELE QUE LUTA E VENCE.
Que coisa heim? Yaakov não significa mentiroso, enganador, trapaceiro? Não!  Significa :AQUELE QUE LUTA E VENCE!
Talvez a maioria dos cristãos jamais foram ensinados corretamente sobre o nome de Yaakov. Antes ouviram que D’us mudou a sorte de um trapaceiro mentiroso para aquele que luta com D’us. E isto é uma heresia, uma mentira e antes de mais nada um desrespeito com o próprio SENHOR e a Sua Palavra. Pela falta de entendimento se perece. Pois o Homem Yaakov é além de pai físico para todo Israel, é um pai espiritual para todos os que temem ao Eterno.
Sendo assim, com os significados "REAIS" de seus nomes, a expressão o D´us de Abraão , Isaque e Jacó deve ser lida:
O D´us de Abraão: "O Pai é Exaltado, de Isaque: "Ele riu", ( ou Riso) e de Jacó: "Aquele que luta e vence".

Yitzak e Rivka sabiam que faziam parte do plano de D’us; que seriam os pais da Sua única nação.
Antes de nascer, o Eterno comunicou à sua mãe: “Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. “Gn. 25:23 ( Curiosidade: somando os números do capítulo e do versículo, temos o número 12 . 12 Tribos de Israel). Sua mãe ouviu do SENHOR que o que nascesse depois seria o senhor sobre o que nascesse antes. Por algum motivo , Rivka entendia que a primogenitura estava totalmente ligada com ser o Pai da nação Santa e a “SENHORIO” .
Então Rivka em seu coração perturbou-se e certamente pensou." Há aí um problema, porque se o mais novo é o detentor da benção, mas nasceu depois, terei que fazer algo para reverter isto! Este pensamento ganharia força ao ver a preferência de seu marido por Esaú"

Os Pais do Seu povo tinham que ter o caráter de D‘us para o darem por herança a seu povo. Por isso cada patriarca passou por uma vida e provas específicas. Para darem frutos de herança eterna ao povo de D’us. Que é primeiramente povo pela fé.

O auge do trabalhar de D’us nos patriarcas terminaria em Yaakov.

Assim como muitos homens de D’us, muitos profetas, e o próprio Yeshua, Yaakov viveu uma vida de rejeição, exceto pela sua mãe que ouvira a palavra do Senhor e sabia quem ele era. Rejeição , confrontos e provas, onde tudo que ele tinha era uma promessa. Precisava ter fé.
Mas D’us deu a Yaakov inteligência e intrepidez de um guerreiro.
Só quem ama a D’us valoriza o que vem dEle. Quem não O ama despreza tudo que vem dEle.
Para Yaakov, a coisa mais importante era estar no centro da vontade de D‘us. E a princípio, a Sua vontade era algo impossível. A primogenitura.

Por Yaakov ainda acreditar que a primogenitura estava ligada com a benção de ser o patriarca,Numa ocasião, depois de uma caçada, seu irmão Esaú, estava com fome e quis comer o que Yaakov tinha preparado. Não está escrito na Palavra as motivações de Yaakov para tal proposta. Estava nas mãos de Esaú algo que era de Yaakov. Yaakov com sua proposta absurda, põe à prova o coração de Esaú, revelando a ele mesmo o quanto valia a primogenitura: “NADA”..
Então de forma absurda, mas sem trapaça, de livre e espontânea vontade, Esaú lhe entrega o que era seu por direito, mas não por decreto divino. Agora Yaakov havia tomado a primogenitura. Há quem possa dizer que Yaakov se aproveitou da fome de Esaú, pois ele disse: “Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?” Mas quem trocaria o título de ser judeu, ou filho de D’us, ou um cargo em uma empresa, um diploma conquistado por comida? Não existia comida na casa de Isaac? Ou no campo? Não havia ele mesmo caçado um animal?

Todo argumento contra a ação de Yaakov neste momento é como "atirar a primeira pedra. Ele apenas desejou, pois foi ensinado pelos seus pais que a primogenitura era a porta para a bênção que estava em suas mãos. Infelizmente não havia uma pessoa para lhe ajudar, e por um motivo soberano, nem o Eterno o ajudou neste momento.
Mas se mesmo assim alguém não desistir de sua posição, tenho uma pergunta a fazer:
Desde Adão, quando algum dos seus erra, Ele fala e exorta para levar seu filho ao arrependimento. Porque nesta passagem, D’us não se manifesta? Ele teria desistido da Sua Palavra bem na reta final? No último patriarca? Com certeza não.
Yaakov não precisava desgastar-se tanto, esperando uma oportunidade para tomar a primogenitura das mãos de Esaú. A Palavra não nos dá esses detalhes. Porém não houve sobre Yaakov nenhum peso de juízo em relação a esta negociação.

Infelizmente nem Rivka, nem Yaakov tinham aprendido ainda a descansar nas promessas de D’us e a confiar.
Por isso numa atitude desesperada, sua mãe tem a idéia de disfarçar Yaakov de Esaú para conseguir a primogenitura.
Desde antes de seu nascimento o Eterno já trabalhava o caráter de Yaakov. E Seu caráter se manifesta quando Yaakov diz: “Então disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú meu irmão é homem cabeludo, e eu homem liso; Porventura me apalpará o meu pai, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei eu sobre mim maldição, e não bênção.”
Yaakov era justo e não queria deixar de ser. Mas sua mãe lhe impôs obediência.
Qual de nós alguma vez deixou de fazer o que era certo aos nossos olhos porque alguma autoridade acima de nós fez-nos fazer algo com o qual não concordávamos ? Seja esta uma lição para todos nós.
Neste caso, Yaakov se viu obrigado a mentir a seu pai e o fez, manifestando assim uma falha de caráter, a qual D’us expôs que para que fosse tratada, e assim alcançasse a sua coroa e seu posto de ser Pai do povo do Eterno.
Infelizmente Yaakov e sua mãe creram em uma mentira. A benção da primogenitura não estava ligada à bênção de ser pai da nação de Israel. Yaakov não precisava se fazer passar por Esaú, pois desde antes nascer, o Eterno já havia determinado quem seria o pai de seu povo e comunicou isto a sua mãe.
Ismael foi o primogênito de Abraão, mas não era o pai de Sua nação. Nem José, o filho mais justo de Israel, não foi nem o primeiro nem o último filho. Nem David foi o primogênito. Apesar de ser honroso ser primogênito, isto não era condição para ser O Pai da Nação do Eterno.
Esaú com seu mal caráter e um coração rebelde e inclinado a desobediência poderia ser um príncipe, um patriarca do Eterno? Isaac só poderia falar o que saísse da boca de D’us. A prova é que não pôde voltar atrás na bênção dada a Yaakov e não pôde abençoar o filho que tanto amava, por mais que este chorasse em sua presença.

Como Isaac estava com seus olhos e seu coração cegos, não viu que Yaakov era o filho da promessa. E como Ele não tinha maldição para Yaakov, mas sim bênçãos, D’us não permitiu Isaac enxergar a verdade e amaldiçoá-lo. E por causa do Eterno, Isaac não pode desfazer a benção dada a Yakkov, e ainda proferiu a sentença do Eterno sobre Esaú.
“A vontade do diabo era que Yaakov fosse descoberto e amaldiçoado, pois assim o Mashiach não nasceria. Mas ele foi frustrado”. Porém conseguiu fazer os cristãos acreditarem que Yaakov era um enganador, um trapaceiro e mentiroso. Aceitando assim a fama que o diabo quis dar a Yaakov. Assim como o diabo conseguiu fazer os judeus por 2000 anos acreditarem que o Mashiach era na verdade um anti-Mashiach, que perseguia Israel e declarava destruída a Lei.

Talvez (ou também) pela falta de conhecimento do hebraico os cristãos interpretaram que Yaakov quer dizer enganador pela passagem que está em
Gn 27:36 "Disse Esaú: Não se chama ele com razão Jacó, visto que já por duas vezes me enganou?"
É como dizer: Não se chama "aquele que vai e consegue o que quer, suplantando", visto que já me enganou duas vezes.
Neste texto Esaú profere uma falsa acusação contra Yaakov, pois Yaakov nunca o "enganou". Enganou sim, uma vez, a seu pai, mas a Esaú não . Yaakov foi muito claro em sua proposta.

Alguns teólogos interpretam esta atitude impulsiva como a causa da inimizade entre Jacó e seu irmão. Porém a profecia desde o começo dizia: Dois povos se dividirão. Esaú e Yaakov eram divididos desde antes de nascer. Não havia Shalom entre os dois. Não existe comunhão entre luz e trevas, entre quem ama o Eterno e quem não se importa com Ele.
Por causa do modo como a benção da primogenitura foi conquistada, Yaakov abriu uma brecha na sua vida. Precisava ser tratado nisto, para nunca mais ceder a pressões humanas, não se preocupar em fazer a vontade dos homens e nem ter medo de perder a bênção do Pai celestial.
Foi então Yaakov buscar uma esposa entre as filhas de Labão EM OBEDIÊNCIA A SEUS PAIS. Yaakov obedecia seus pais.
Ao contrário de Esaú que buscou filhas nos povos que aborreciam a D’us, somente para ferir seus pais.
Então o Eterno revela-se a Yaakov em uma visão esplêndida. E fala com ele: “E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.”
Yaakov temeu a visão e chama aquele lugar de CASA de YHWH. E em adoração, faz o voto de dar a décima parte do que tem ao Eterno, caso a Palavra de D’us se cumpra!

Yaakov chega ao oriente, na terra de Labão, vê Rachel e a escolhe por esposa. Labão aplicou uma lei de D’us sobre Yaakov. Aquela que define o período de escravidão. Por sete anos Yaakov serviu pela esposa escolhida.

Labão fez com Yaakov, o mesmo que sua mãe fez com seu pai Isaac. Enganou-lhe aproveitando-se da escuridão. Assim como Isaac não podia ver Yaakov, Yaakov não pôde ver Lia. E a tomou por esposa.
Pela manhã, Yaakov viu que foi enganado. E Labão lhe propôs mais um ciclo bíblico de escravidão por Rachel. Era D’us tratando seu pecado. Sete anos de escravidão para refletir sobre o que fez, para não mais achar que o Senhor falharia.
Yaakov em submissão a D’us andou “duas milhas”, 14 anos, sem reclamar, sem murmurar, sendo tratado pelo Eterno.
Desejando D’us prosperar Yaakov, da-lhe uma estratégia sobrenatural, para ter seu rebanho de ovelhas. E conta a Palavra que o número de ovelhas que eram de sua posse “suplantavam” o de Labão, em número e força. Além de servos, servas, jumentos e camelos.
Apesar de Labão ser injusto com Yaakov, procurando lesá-lo continuamente, ele não o amaldiçoava. Antes e submetia a ele. Assim D’us podia derramar as bênçãos que queria sobre Yaakov.
Então D’us manda Yaakov sair daquele lugar e retornar para sua terra.
Como nada na vida de Yaakov vinha de mão beijada, houve luta para sair das terras de Labão.

Yaakov saiu sem se despedir de Labão e este quando soube (3 dias depois de sua saída) , foi atrás dele. Mas no caminho foi advertido pelo próprio D’us a não agir erroneamente
Labão requereu justiça contra a atitude de Yaakov colocando-o contra a parede com argumentos. Yaakov teve que lutar argumentando que era um homem livre a nada devia a Labão. Yaakov precisava convencer primeiramente a si mesmo. E D’us O honrou.

E no caminho D’us abriu-lhe os olhos e ele viu um exército de anjos. No seu coração Yaakov amava Esaú e buscava a reconciliação. E separou-lhe muitos presentes. Porém ele ainda temia a reação de Esaú. Por isso Yaakov criou uma estratégia para proteger a sua família, caso Esaú viesse contra ele.
O medo dos homens era o último ponto que D’us tinha que tratar de vez no Pai de Seu Povo. Assim sendo o separou de tudo e de todos para por-lhe à última prova.
Vem um “ish” (Homem em hebraico) lutar com ele na outra margem do rio, onde ele se encontrava.
Existe as seguintes interpretações judaicas e cristãs:
Era um anjo do Exército do Senhor, apesar da palavra hebraica para anjo é Malach.
Era um ser sobrenatural que manifestava o bem e o mal,
Era um anjo caído, um demônio
Era o Próprio Mashiach
Era o próprio YHWH.

O texto original em hebraico diz: “Homem”. Com certeza um ser que veio da parte de D’us e O conhecia. Tinha poder para abençoar e amaldiçoar. E tinha um prazo determinado para lutar com Yaakov, pois chegando a dia, teria que partir.
Esse homem feriu a coxa de Yaakov por ver que não prevaleceria contra ele porque desde antes o nascimento Yaakov era treinado para lutar e jamais desistir. Daí seu nome.
Por algum motivo, Yaakov sabia que aquele homem tinha o poder de lhe abençoar e mudar sua sorte e lhe disse..não te soltarei até que me abençoes.
O Reino dos céus é alcançado senão com luta e violência.
E o homem lhe pergunta: Qual é o seu nome?
E ele lhe diz: Yaakov ( aquele que luta e vence)
E o homem lhe diz:
Não te chamarás mais Yaakov, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
Agora ele não se chamava mais Yaakov, mas Israel: Não só aquele que luta, mas aquele que luta com D’us e com homens e prevalece. Como príncipe lutou. D’us lhe propôs esta prova para que Yaakov manifestasse todo seu potencial no Senhor.

No hebraico, a palavra El não se aplica somente ao D’us de Israel, mas todo aquele que é grande e tem autoridade. Um rei, um governador, um principado, uma potestade ,em hebraico pode ser chamado de El.
Existe a interpretação de que o nome Israel é: Aquele que luta com El, (contra todas as grandes forças e autoridades e vence).
Também há a interpretação de que D’us muitas vezes nos propõe provas e lutas com Ele para que vençamos e alcancemos a benção.
Seja como for, Israel, lutou junto com o D’us todo poderoso. E os dois tinham aliança, intimidade e Israel adorava o D’us altíssimo e o amava acima de todas as coisas e O obedecia.
Israel era um guerreiro espiritual. Suas vitórias em batalha e na vida não o tornaram arrogante e orgulhoso, mas cada vez mais humilde e pacificador, clamando em seu coração a reconciliação com seu amado irmão. E D’us abençoou o encontro dos dois com grande shalom!
Depois Israel seguiu seu caminho, e no primeiro lugar que acampou fez um altar ao Eterno, em adoração.

Yaakov era um adorador, que adorava a D´us em espírito e em verdade!

Israel sempre procurou ser justo, honrado, e obediente a D’us. Creu no Mashiach, mesmo antes dEle vir. Por isso amava e obedecia a D’us. Era pacificador, manso, amoroso e honesto. Era sensível a voz de D’us e obedecia todas as suas ordenanças. Era sensível a quem era sensível a D’us, por isso amava mais a Yossef, José.
D’us criou em Yaakov o caráter Dele, necessário para que ele fosse o Pai de Seu povo. Povo que receberia o Rei dos reis.
Por isso, além de Pai e Mestre para os filhos de Israel, ele é um mestre para todos os povos.
Então venhamos a rejeitar acusações contra este grande mestre, guerreiro e adorador, que ensinou com ações e fé a amarmos e a obedecermos ao D’us de ISRAEL.
Pois só uma falta em sua vida foi destacada na Palavra: o medo dos homens em casos conflitantes. Sua história mostra que ele foi mudado e transformado pelo Eterno em todas as suas faltas.
Por acaso esta falta foi pior ou mais destruidora do que a de Abraão, quando, por duas vezes, por causa do medo, entregou sua mulher a faraó, dizendo-lhe que ela era a sua irmã ? Ou esta falta foi mais nociva que a de David quando adulterou com a mulher de um homem, seu subordinado, não se contentando ainda o assassinou ?
Ou Pedro quando negou a Yeshua por 3 vezes?
Porque só Yaakov, para os cristãos, tem essa marca negativa sobre ele? Porque o homem Israel tem essa marca sobre ele? Porque até hoje seus filhos, a nação de Israel tem marcas negativas sobre si? Se o nome Yaakov significasse coisas ruins, porque tantos judeus, que conhecem o hebraico colocariam em seus filhos o nome Yaakov?

Yaakov, aquele que nasceu para lutar e vencer. Chegaria o tempo e chegou que Ele lutaria e venceria, com o Eterno!
Assim como todo pai de família conquista heranças para seus filhos, o Patriarca Yaakov conquistou muitas heranças para seus filhos para descendentes físicos como espirituais!

Creiamos na Palavra de D’us. Lutemos como Yaakov lutou para fazer a vontade de D’us. Lutemos como Israel para promover a reconciliação entre Seus filhos. Lutemos para sermos UM e rejeitar tudo que nos divide e propaga heresias.
B Shem Yeshua.
Amem.




http://parayeshua.yoddesign.com/yaakov.php
Estudo retirado deste site


Nenhum comentário:

Postar um comentário